Visitas

Free Hit Counters

Podes contactar com os camaradas:

Pesquisar neste blogue

quinta-feira, setembro 09, 2010

CRAZY MIKE NA MEGA AVALANCHE

Viajando para trás no tempo, para ser mais exacto até dia 7 de Julho de 2010... na verdade talvez que tenha que ir um pouco mais atrás ! A Mega Avalanche deve ser uma das únicas provas internacionais que todos conhecemos e onde podemos correr head to head com os melhores do mundo... ou pelo menos vê-los ! Este ano não foi diferente. Depois de uma grande viagem à Mega em 1999 (ou algo assim) com o Brajal e o Alemão e de um regresso em 2008 estava na hora de voltar. Ao longo destas três provas fui definitivamente ganhando mais consciência que é realmente uma prova. No primeiro ano lembro me de parar em plena prova com o Brajal para tirarmos fotos um ao outro a andar (isto claro enquanto o Alemão até comia pedras para descer mais rápido!). Nessa altura a prova era só uma manga sem qualificação e com cerca de 600 participantes. Digamos que cresceu um pouco. Este ano éramos mais de 1.800 havendo 1.800/200=9 mangas de 200 num percurso especifico para a qualificação (cerca de 30 minutos) e depois no final 5 mangas finais (mulheres, affinity, promo, blah blah).

Apresentada a prova deixem me contar do contingente tuga. Este ano fui com o meu pai que decidiu também ir conhecer a tão aclamada prova. Não consegui recrutar mais ninguém para ir 4ª feira à noite. Sabia que iam mais portugueses do contingente do forum 6 polegadas e da equipa da Ofimoto.

Easy Jet Lx -> Geneve, alugado carro onde mal cabiam dois caixotes quanto mais a nossa bagagem, feita viagem de duas horas até Alpe D'Huez, encontrado hotel e quarto chegou hora de dormir e sonhar com o dia seguinte em descidas que me ficam na memória pelo seu puro e simples tamanho e diversidade de solos. Temos neve, pedras fixas com aderência, pedra solta grande, pedra solta pequena, estradões, relva, relevés, singletrack com raízes, single track rápido, single track lento, descidas a pique e claro as já tão conhecidas subidas onde os seatposts upa dupa fazem o seu sucesso (para este ano, e recusando me a gastar mais de 100 euros para acrescentar meio kilo à minha bike treinei subir e descer o seatpost em andamento... fez sucesso nos treinos... na prova cansado a história foi outra ! LOL ).

Chegados já depois das 2 ainda montei bike de noite para ser só andar no dia seguinte. Duro mas nada custa quando corremos por gosto. De facto ! :) Yeahhhhhhhhh estava quase...

Calendário era então o seguinte: 5ª feira treinos para conhecer a pista de qualificação e prova principal (primeira uma descida de mais de 30 minutos e segunda de mais de uma hora). Levantei me cedo dei de cara com os tugas que já lá estavam desde o fds e por isso não pude andar com eles (iam fazer o percurso grande quando ainda não tinha feito a prova de qualificação) . E assim foi. Esse dia foi fazer percurso de qualificação que a ritmo de conhecer devia demorar para ai uns 45m mais subidas. Foi um dia espectacular.

Dia seguinte lá estava para a qualificação. Já não me lembro a que horas foi mas sei que me levantei cedo que o meu pai ainda ficou a dormir ! :) Depois da fila para subir o teleférico e quando vou a entrar na gôndola vejo que o Brendan Fairclough me estava a seguir... espera era ao contrário ! :) Lá consegui subir com ele e o irmão que também tinha vindo. Gostei muito da sua maneira de ser super humilde. Fazia ele mais perguntas do que eu. Lá lhe falei na militia e tirei a foto da praxe ! :)


Se eu já estava a ficar apertado para estar no inicio a horas o Brendan estava prestes a perder a qualificação ! stress ! :) É que para chegar só ao topo demoramos mais de 1 hora entre teleférico, um trilho meio a subir meio a direito a pedal e um cable car gigante. Milagre eu ter chegado a horas ! Stress....

Como partem 200 de cada vez é importante começar à frente. Com o meu dorsal perto do 140 a tarefa não foi fácil mas consegui chegar em 40 qualquer coisa. Bom para estar no second main event (acho que se chama Challenger) mas não na final com os pros .... tinha que ultrapassar mais uns 10 bifes. Para o ano fica prometido !

Nesse dia à tarde não podia descansar. Fui descer praticamente sozinho a prova principal mas só a partir de metade (porque não havia tempo para subir ao glaciar). Enfim ia fazer a primeira parte às escuras. No entanto quando me estava a preparar para descer vi o Brendan outra vez que ia fazer uma pista 4x perto e perguntei lhe se podia ir com ele ! :) Colas? nãoooooo. Foi espectacular. É uma pista relativamente curta mas rápida com saltos e relevés. Ver a técnica do Brendan é qualquer coisa. A fazer whips com roda da frente praticamente no chão e a fazer fisga nos relevés.... shit ! :) bom...


Depois disto lá fui fazer o trilho. Super ! Grandes singletracks em que pensamos que é impossível alguém saber como sabe tão bem fazer aquelas curvas, encaixa o relevé, sentir a terra a sair dos pneus nas curvas... uiii... claro que também havia algumas subidas que já não me lembrava... e que bem duras foram depois na prova.

Fim do dia fui beber a caneca da praxe ao sol a relaxar com o meu pai, a ver as revistas depois de passar numa espécie de paddock onde se vende de tudo, dava se latas da Monster e havia Intenses à descrição para experimentar. Não é que quando estávamos à procura de mesa vejo um amigo meu das bikes que conheci na viagem que fiz à Costa Rica. Passados dois anos sem combinar nada lá estávamos. Vive em França agora e anda imenso em provas All Mountain muito na moda por lá. Foi bom por a conversa em dia.

Nessa noite muito choco.

Dia da prova. Ainda mais cedo que no dia anterior. Sai de casa ainda nem eram 7 da manhã e ainda tinha de subir a vila de bike até ao teleférico. Lá subi o teleférico e depois a gôndola até 3300mts de altitude. Como devem imaginar às 7 da manhã fazia lá em cima um frio de rachar (deviam estar para ai 0 graus). Tudo dentro da casa de banho, a mexer-se, dentro de sacos, valia tudo ! Lá foram fazendo' a chamada para alinhar na partida e o nervoso começava a acumular-se ! :) Yeahhhhhhhhhhh

Cutting a long story short na partida estava ao lado de outro português com quem ainda deu para confraternizar. Estava pronto para a já conhecida musica euro trash techno que dá sempre antes de começar a manga e do sobrevoar do helicóptero !

Partida ! Caos total !!! a Neve estava super fofa e já fora do lugar pela partida das mulheres duas horas antes. Dava ainda para fazer a primeira recta a descer que fazia medo. Cenas típicas: tipos a rebolar à frente, outros a passar debaixo das rodas, outros com pés de fora descontrolados a passar, outros a inventar linhas pelas rochas ! não conseguia tirar um sorriso da cara ! claro que passado 3 minutos já me tinha passado. A neve estava empapada e se não fosse mesmo a descer tínhamos de empurrar. A Mega tinha começado. Ofegante lá fui andando ainda tentando correr mas a altitude não deixava. O estimulo era ver "cromos" a passarem por todos os lados cada vez que abrandava ! não podia ser ! LOL






E lá foi ... finalmente passei a neve que me estava a consumir todas as energias ! Finalmente o descanso no singletrack onde nimguém te passa mas onde também ºe praticamente impossível passar alguém ! Hold on. Passo o meu pai... faço parte flat antes de alpe d'huez onde comitiva tuga dava forças ! :) Muito bom... mais subidas e finalmente deixo Alpe D'Huez para trás ... ainda falta metade ! Singles, lama, suor, passagens, passagens, pessoas furadas... entra-se em floresta mais densa... o cansaço dá lugar à rotina de esforço e começo a acelerar... talvez tarde já na prova. A bike está também a suar... sentimos que está sobre uso intenso ! :) Qual descidas de 2 km.... a lama seca nas pernas da suspensão por causa da temperatura e no amortecedor também ! yeahhh.... passo o rui ... sei que estou no fim já a entrar na vila na base da montanha... ultimo sprint e final! que sensação... mal passo sei que para o ano quero lá estar outra vez !

Almoço dado pela organização e subida até ao final do percurso de qualificação onde me encontrei com o meu pai. Estava feito. Mas ainda dava tempo para mais. Lá fiz mais umas duas descidas da prova de qualificação e mais uma vez o programa do paddock e da cervejinha ! :)

Pronto para no dia seguinte subir até parte técnica do percurso principal para ver os pros passar. Estava lá todos. Brendan, Nicolas Vouilloz, Sam Blenkinsop, equipa da chain reaction cycles, etc + Remy Absalon e outro suiço qualquer que lhe dá forte nestas andanças. Começei a ouvir o helicoptero que os acompanha e lá passou o primeiro (o que ganhou mas que não me lembro o nome). Em segundo vinha o Brendan !!!!! e depois o Sam Blekinsop ! Não imaginam o excitamento de os ver passar ! Por irem bem quando todos acham que não pedalam e por os ver passar a voar com bikes de 6" numa zona super técnica onde só havia espalhos ! :) Estava feito.... andei mais umas 2 horas e fui empacotar porque estava na hora....

Empacotar. Carro 2 horas até Geneve. Á entrada na Suiça a pergunta já tipica "o que trazem naquelas caixas?", Aeroporto, carregar caixotes, easyjet até Lisboa, grande banhoca e dormir a sonhar com o próximo ano !

3 comentários:

Anónimo disse...

Grande Mike, estás a aplicar-te nos report´s, já devias ter feito o mesmo nos anos anteriores para a malta ficar com inveja! :))

E como dizia o outro...

"Há vidas mais baratas...mas são uma grande porcaria..."

:))

Anónimo disse...

MF o mais internacional da militia, esperamos por ti na lousa para aplicares o que aprendes te na mega.

Miguel Fonseca disse...

Grandes já tenho é saudades de andarmos ! que dizem deste próximo fds eu levar uma feveras e assador para fazermos um festim? ou isto ou nos grandes bombeiros! :)

Abraço, M