Visitas

Free Hit Counters

Podes contactar com os camaradas:

Pesquisar neste blogue

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Sr Presidente da câmara de Sintra será algum dia isto possível no seu munícipio?

São Brás de Alportel planeia centro de treino de BTT
Projecto poderá trazer milhares de praticantes por ano


Um centro de treino de BTT, que integre todas as vertentes da modalidade – como o cross country e o down-hill –, é um projecto do Moto Clube de Faro/CCD de Município São Brás de Alportel que poderá trazer milhares de praticantes por ano ao concelho.

“Estamos a tentar desenvolver um projecto sustentado, ao nível do que se faz lá fora, tentando integrar todas as vertentes do BTT”, revelou ao Região Sul o director-técnico daquela equipa sedeada em São Brás de Alportel, Rui Cruz.

A ideia passa por aproveitar as condições naturais do concelho – e também outras infra-estruturas já criadas e a criar – para a prática do «cross country», «downhill», «dirt jumping» e «pump track», algumas das especialidades em causa.

O clube trouxe até São Brás de Alportel “o maior especialista europeu” em projectos do tipo. “Trata-se de um projectista inglês, que chegou segunda-feira, dia 11, e vai estar cá uma semana, para avaliar as nossas condições”, frisa Rui Cruz, enfermeiro de profissão, 37 anos, dando conta do estado avançado do processo.

Se o especialista inglês der o aval à criação de um centro de treino de BTT, o objectivo será ter por cá “pilotos de alta competição e estágios de equipas internacionais de reconhecido valor”.

As pistas da Fonte Férrea e do Arimbo são duas das vantagens naturais do concelho para poder avançar para um projecto do tipo. Mas Rui Cruz, que fala de “treino integrado”, também quer aproveitar, por exemplo, ginásio, piscinas e parques.

“Queremos aproveitar a Fonte Férrea e outras infra-estruturas a ser projectadas, que esperamos estejam construídas a breve trecho. Este é um projecto de grande envergadura”, refere o dirigente do Moto Clube de Faro/CCD Município de São Brás de Alportel.

O investimento ainda não está contabilizado mas a câmara deverá ter papel de grande responsabilidade no processo. “As contas não estão fechadas. A ideia foi nossa, nós é que abrimos a porta, porque temos o «know-how», mas a câmara será o principal interveniente.”

Em velocidade de cruzeiro, o projecto poderá trazer milhares de praticantes por ano. Quem o diz é Rui Cruz: “Estamos falar de 250 atletas por mês, fora toda a estrutura que vem atrás, no período de pré-época: de Outubro a Março”, revela ao Região Sul.

“Para se ter uma ideia”, acrescenta, “todos os fins-de-semana, cerca de 30 a 40 betetistas espanhóis, da região sul de Espanha, vêm treinar cá. A Fonte Férrea está constantemente cheia.”

Rui Cruz sublinha que São Brás de Alportel, “como não tem turismo de massas, tem de apostar no turismo desportivo, dadas as condições naturais de que dispõe, em terreno e clima”.

2 comentários:

Anónimo disse...

é isso, o seara deve mesmo ler o blog e tudo! Se fosse um pelo do cu encravado do mantorras já a conversa era outra!

Pedro disse...

claro que esta carta foi enviada ao presidente, certo? xD