Visitas

Free Hit Counters

Podes contactar com os camaradas:

Pesquisar neste blogue

quinta-feira, maio 28, 2009

ssWorldCup Series Vallnord|Andorra 09 por Luís Rukkus

Por isso é que só o Pombo passou olha lá o bar do Cédric



Terça -feira dia 12 Maio
O combinado foi em casa do Toni pelas 21 para preparar tudo para a grande viagem, eram 17 estava a sair de S. Pedro do sul, com metade das malas e uma geleira cheia de comida como bom português que sou! Chegado a Coimbra tinha o Toni a minha espera, jantamos por lá e fomos para casa, Pardal (agora Turbina, explico mais adiante o porque), Salgueiro júnior e Salgueiro pai apareceram pouco depois! Toni tinha um suporte maravilha nunca antes testado para a grande viagem, 3 bikes teriam de ir ali! E todos nós incluindo o Toni não acreditávamos que chegasse sequer a fronteira!!! mas foi e veio e ainda esta de pé =) Grande Toni! Depois de tudo carregado fomos testar, a carrinha vergada com o peso de toda aquela comitiva fazia os pneus roçarem na carroçaria, tememos que os pneus das bikes batessem no chão, mas não viria a ser problema, ainda pensamos partir naquela mesma hora, era meia-noite, mas decidimos que seria melhor dormir um pouco antes! As 5 da manha já íamos a caminho do estrangeiro…
Quarta- feira dia 13 Maio
Mal passamos a fronteira fomos abordados pela polícia espanhola que queria saber para onde íamos com aquelas bikes, e se tínhamos registado a patente do suporte maravilha, não tínhamos nada, deixou-nos seguir com um aviso! Ainda perguntamos o caminho para Andorra mas não sabia, disse-nos que nunca lá tinha ido ( para quê morar num pais tão grande se não se conhece nem metade, enfim…).Leandro e Pardal iam destacados em quem dormia mais tempo, já eu passei as primeiras horas em claro estava sem sono, entramos em Espanha, e fomos parando pelo caminho a tentar esvaziar a minha geleira o que não estava a ser fácil a minha mãe mandou comida para mil…dormi um pouco a chegar a Andorra! Mas a menos de 1h e meia de chegarmos todos despertamos e ia animada a conversa! Quando comecei a ver os rápidos que se estendem de Andorra até Barcelona! E nostalgicamente referi quando eu e o Salgueiro mais velho ali corremos numa prova da taça do mundo em canoa isto em 1987 já naquela altura Salgueiro se destacava com o uso de um vulgar barril, mas que na verdade era um tonel que ele tinha herdado do tetravô, fomos ali a recordar linhas até chegarmos a Andorra! Ficou para a memória aquela curva larga de esquerda em que o salgueiro me passou por dentro enquanto batia com o capacete nas pedras, outros tempos! Chegados a Andorra deparamos com Loureiro, Pedro Fernandes e Diogo Amaral que por acaso estavam parados perto da estrada, estavam ali para a apanha do cogumelo selvagem dizia eles cobertos d lama…enfim! Todos sabemos que a caça ao gambuzino é ilegal e eles não queriam que ficasse registado que andavam ali era à caça! Já no Hotel desmontamos e arrumamos tudo, e fomos afinar as bikes montei pneus de lama, e estava feito! No dia a seguir queríamos ir andar de manha antes das inscrições abrirem! O Salgueiro mais novo dormiu 90% da viagem sendo esta a terceira vez que vinha a Andorra e não sabia indicar nada a ninguém, apenas se lembrava que tinha estado nu ou de boxers na varanda ou janela de um 4, 5 ou 6 andar a falar com umas miúdas do estrangeiro, vergonhoso.
Quinta -feira dia 14 Maio
Eu o Leandro e o Pardal levantamo-nos com a intenção de fazer umas descidas da parte da manha, mas quando chegamos ao secretariado não foi possível levantar as pulseiras o pessoal da Uci já tinha chegado e agora só aquando da inscrição as 14h, voltamos para o hotel e fomos conhecer Andorra tentar fazer algumas compras, mas os preços praticados são praticamente os mesmos viemos exactamente como fomos! Entretanto o Pombo e os dois fotógrafos da Onbike juntavam-se a nós, almoçamos e fomos fazer as inscrições. Lá estava o Fidalgo o Renato, e o Sócio mais o Garcia! Dai a estarmos a ver a pista a pé ainda foi algum tempo, haviam imensos pilotos, e tornou-se moroso! Subimos de teleférico, nunca tinha andado em um tão grande e a tão grande altitude, ali subia-se mesmo! Podia-se ver as pistas construídas na sua base, lindo! Para mim tudo era novo, já prometia a mim mesmo voltar! A pista foi vista debaixo de chuva e algum granizo no inicio, fazia imenso frio e tínhamos neve nas laterais da pista, a pista cheia d lama e raízes, fazia adivinhar um dia de treinos cheio de quedas! Pois até a pé a malta já ameaçava e foram poucos os que não caíram =). Voltamos ao hotel, a comitiva portuguesa estava toda por ali, uns na net, outros no bilhar, passamos um serão agradável onde jantamos e fomos dormir, as 7 da manha já teríamos de estar d pé!
Sexta -feira dia 15 Maio Avô do Salgueiro
O despertar não foi o mais fácil, a chegada ao teleférico fazia-se por 5km a descer em alcatrão, dava bem para despertar =). Chegamos ao teleférico no fim da pista, e ainda não era possível subir, as equipas médicas estavam a caminho, passados 15m lá subimos, na frente do Sócio saíram dois pilotos, eu era o quarto em pista! Achei brutal a lama as raízes, era algo muito mais hardcore do que alguma vez tinha feito, em Portugal as raízes são pontuais, e muitas vezes alguém as arranca…mas estava a adorar, tanto que fiz 19 descidas das 8 e meia as 14h e meia! Estava de rastos, mas feliz. Sabia na condição física em que estava e que era difícil chegar a final, dai ter aproveitado para treinar! A tarde fui ver os treinos de 4X, muito andamento o daqueles meninos! Gostei e trouxe saudades de quando havia provas em Portugal! Acabamos no hotel na palhaçada mas pouco tempo depois fui dormir o meu corpo estava uma lástima!
Sábado dia 16 Maio
O horário repetia-se, hoje queria treinar, mas mais espaçado, e se possível usar o meu fato de super homem na semifinal o qual o comissário disse logo que não! =( mesmo assim fiz duas descidas, e o publico estava ao rubro! Toda a gente berrava Superman!!!O Gee estava farto de me lixar a cabeça, dizia que os comissários não tinham que mandar no que eu levava vestido para ir na mesma! A pressão era muita mas o facto de não me deixarem correr ou levar alguma penalização da Uci era eminente, logo não arrisquei! A minha run de qualificação não me correu mal mas acusei o cansaço, fica um 157º lugar em 200! Para o ano teremos mais, espero! No fim da qualificação, os 8 portugueses dispostos a ir curtir o resto do dia, juntaram-se, eram eles Salgueiro pai e filho, eu o Pedro, o Cláudio, Pardal, Sócio, e Diogo Amaral! Nisto como tudo estava animado surgiam bocas de todos os lados, um picava o outro quando alguém se lembrou que Pardal era demasiado vulgar para nome e que teríamos de arranjar outro! Dai Turbina seja o nome pelo qual Pardal responde desde a viagem a Andorra! =)
As descidas foram uma loucura mas uma das secretas em que se descia em cima d uma laje molhada foi a mais divertida, caiamos uns a seguir aos outros! Foi o verdadeiro pagode, ainda tive tempo para partir uma árvore e de estragar alguma da fauna e flora local! Voltamos a tempo de ver a final do 4X, eu sempre com o fato de superman, tive tempo para tirar fotos, dar autógrafos, dar entrevistas, era famoso por aqueles lados! Era só rir. . .`
Quando tomava banho, apareceu Toni com a câmara preocupado onde tinha eu andado o dia todo! Eu tinha avisado que ia fazer a 1manga nos rápidos até Barcelona! Mas ninguém me ouviu, eu e o Salgueiro lá fomos, o Pombo tinha partido o casco da sua pipa em titânio da Spêcializede, enquanto Loureiro não se conseguia habituar a sua nova pipa em pinho nórdico, dizia ele que afundava muito nas curvas (menino dizia eu!) Pardal no seu tonel em carvalho francês não fazia nada d jeito, aquilo só andava embalado e mal! Leandro Salgueiro que tinha entrado mal no drop da cascata, queixava-se de dores lombares e não ia arriscar para não comprometer o resto da época, Diogo Amaral e Pedro Fernandes ficaram-se pela assistência técnica. Alguém tinha de reparar os rombos nas pipas, mas prometeram participar numa próxima oportunidade…
Ainda fez referência ao facto d quando o superman aparecia eu desaparecia…pura coincidência disse-lhe eu…
Acabamos a noite no bar do Cedric, e depois discoteca onde ficamos todos bem bebidos, onde brindamos o facto d Pombo ter passado a final várias vezes, deitei me perto das 5 e meia da manha, isto depois de ouvir um sermão de Diogo Amaral sobre a maneira como se devia encarar uma taça do mundo diga-se de passagem que o que ele disse ficou-me na cabeça e terei em atenção num futuro próximo, com a ideia que ainda iria andar no dia seguinte…


Domingo dia 17 Maio
As 10h longe do horário que estava previsto, fomos andar! Eu o Leandro Salgueiro, o Pardal, Sócio e Garcia. O cansaço, e algum álcool no sangue, era muito e já eram erros a mais, mas antes ainda fizemos uma secreta de all mountain que o Pardal fez questão de mostrar, eu tinha tudo menos pedal…estava na hora de ir para o hotel e deixar tudo pronto, para depois da final ser só chegar e ir embora! A final foi a loucura, chegamos a tempo de ver o Pombo descer e marcar um honroso 57º lugar! Acompanhamos a descida d todos, quando o Hill aparece doido, quando o vimos desaparecer naquele drop a uma velocidade doida…estava ali desfeita a possibilidade d lutar pela taça este ano! O Peat esse já festejava cá em baixo =)
A viagem d volta estava prestes a acontecer e Andorra já deixava saudades! Toni teimava em não deixar ninguém conduzir, mas acabou por ceder a Salgueiro durante a madrugada enquanto eu dormia, e depois na meia hora final eu peguei no volante da Passat. As 6h da manha chegamos a Coimbra e as 9 estava eu a deitar me na cama em Lisboa!

1 comentário:

Miguel Fonseca disse...

Muito bom ! Grande Ruckus

Abco, M