Visitas

Free Hit Counters

Podes contactar com os camaradas:

Pesquisar neste blogue

terça-feira, abril 16, 2013

Troféu Enduro BTT Vodafone - PENACOVA (de caixão à cova)

No fim de semana passado decorreu a 3ª prova do Troféu, na cidade de Penacova.

Combinei com Nelson Pires fazer o reconhecimento no Sábado, e assim, às 9h30 já lá estava para verificar o que nos esperava. O Nuno Costa também se juntou para o reconhecimento, e nos primeiros km já ia dando para imaginar como iriam ser as ligações...as secções de estradão muito inclinado e enlameado eram intercaladas com paredes onde se tinha de desmontar.

Ao fim de 7km lá chegámos ao inicio da PEC1, especial constituída por single's abertos recentemente, secções de pedal e partes de antigas pistas de DH que iam serpenteando serra abaixo, pessoalmente gostei.

No meio da 2ª ligação tivemos um momento divertido com a travessia de um ribeiro com bastante água, e a partir dai, foi quase sempre a empurrar a burra, serra acima até ao inicio da PEC2, nem queríamos acreditar no que estávamos a ver, mas ao fim de 45 min lá chegámos, meio maduros... tivemos de fazer uma pausa mais longa e tomar um suplemento "Armstong" sem dóping :).



A PEC2 era idêntica à 1ª mas com algumas surpresas, nomeadamente umas subidas de se fazer na avózinha, uns drop´s para o lamaçal, uma poça de lama de meio metro de profundidade, seguida de parede e a terminar dentro de um rio, vá e bastante longa.

Nesta altura, a meio do percurso, o Nelson começou a quebrar e optámos por uma paragem num café em Figueira de Lorvão, para uma merecida Cola e um brutissimo croissant misto, e mais uma litrada para o caminho. O Nuno Costa estava cheio de pica e optou por seguir a fundo, julgo que só parou em Castanheira de Pera :).

A terceira ligação era a maior de todas, mas ciclável, logo, muito boa, ou mesmo excelente :), trilhos rurais com ribeiras à mistura. A vista do inicio da PEC3 era divinal



A PEC3, tinha um inicio um pouco técnico com alguma pedra, e depois tornava-se bastante rápido, por estradão até a uma subidinha, depois acompanhava o rio com pouca inclinação por um single, logo, muito pedal e dava-mos conta onde deveria terminar porque tinha "mais" uma parede para empurrar a burra.

Por esta altura, já com 30km e umas 4h30 em cima da bike...ou ao lado da bike, e mesmo debaixo dela no caso do Nelson, mas sem gravidade :) já estávamos cansadinhos, e ainda tínhamos de gramar o que na minha opinião era escusado, centenas de metros de leito de rio e rocha, intercalado com paredes para carregar a bike....enfim...se soubesse, tinha ido pelo alcatrão até ao alto da serra...



Mas com alguma cavaqueira pelo meio, lá chegámos à ultima PEC...ainda por marcar, tínhamos duvidas se era mesmo por ali, para evitar subir mais 1 metro que seja naquela terra...mas siga, é a descer...mais ou menos...o inicio era um pouco estranho pouco fluido, com alguns obstáculos que "julgo" só se faziam com 1 pé no chão....(oportunamente pergunto ao Magalhães), depois lá animava a seguir aos degraus, com o trilho bastante inclinado e húmido até ao alcatrão onde entravamos no parque e era na esgalha até ao final...chiça 40km...e 1500mt de subidas já tínhamos nas pernas...

Oficializar as inscrições, lavar, afinar e lubrificar a "Bitch", e siga para a Pensão Avenida (tipo a Bem Estar da Lousã mas onde as torneiras não funcionam), o duche felizmente funcionava e a água era quentinha :), descansar uma beca e esperar pelo Paulo Simão que estava a fazer a rodagem da Berlingo...
Quando julgava que ia a fundo para o Restaurante encher o bandulho de Chanfana e tintol...ainda andava o Nelson equipado e a fazer festinhas à Ramson...Jazuusss ca fome!!"espera Grilo, são só 10min..." já tive um relógio daqueles e deitei-o fora, estava sempre a atrasar LOL.
Finalmente no restaurante ainda se juntou a nós o jovem corajoso Luis Grosso...mal sabia que o velhos eram malucos e o jantar ia acabar com guerra de pudim...e mais não conto sobre o sábado.

No Domingo, foi acordar cedo, tomar 2 pequenos almoços e repetir o percurso, mas agora com o cronometro ligado e já com 40km nas pernas...A primeira ligação e a PEC1 correu bem, consegui chegar junto ao Paulo que tinha partido 1 min antes, mas depois é que foram elas...Cheguei à PEC2 no minuto que devia partir e exausto...descansei na especial...enquanto foi a descer...o final estava muito pior do que no sábado, e acabei com 1 palmo de língua de fora :p



Até á PEC3 correu bem, cheguei com tempo para uma bucha e descansar, fiquei tão descontraído que até me esqueci de desengatar a avózinha e o carreto mais leve...quando chegou o meu minuto para arrancar, he he, era só rotação e quase não saia do sitio, infelizmente sofri uma ligeira avaria, soltou-se o cabo do desviador e fiquei apenas com a mudança mais pesada atrás...não seria mau se a meio não houvesse uma subida jeitosa...como forças já não havia, tive que empurrar numa especial...mas na boa tinha tempo.



Se na PEC3 demorei mais do que o previsto, ainda tive que afinar o desviador, e bem afinadinho, pois a mudança mais leve tinha que entrar para a ultima ligação.

E assim foi, a arrastar-me serra acima até à PEC4, até meio ainda fui com o Nelson, mas depois ainda tive que reduzir o andamento para garantir que chegava durante no Domingo lá acima. Cheguei com uns 10 minutos de penalização e ainda fique mais uns minutos a recuperar o fôlego e a descansar as pernas. Estava esgotado, mas quando ouvi o comissário a dizer que ia haver um gap de 3 minutos para o próximo piloto, julgo que era o Pardal (mal conseguia sair da zona de partida com câimbras)arranquei atrás para não atrapalhar o próximo, mas correu bem, não cai não me despistei, nem fui apanhado :). Finalmente terminei este Super Enduro To Iron Man .



Na zona de chegada tinha à nossa espera caldo verde, fruta, grelhada mista, muito bom, entretanto foi lavar e desmontar a bike, e depois fui eu à lavagem de mangueira (obrigado Magalhães por me segurares a mangueira enquanto eu tomava banho LOOL).

Dizia um rapaz: "podias subir até ás Piscinas e tomavas banho de água quente..."
Resposta: "Eu nesta terra não subo nem mais um metro!" :)

Por esta altura chegava o Paulo, todo roto, física e psicologicamente, vá e o equipamento também...além do monumental empeno ainda se espetou pelo arvoredo dentro numa das zonas mais íngremes da PEC4.

Entretanto os tempos já estavam impressos, o Grande Padilha aviou a malta toda, O Grande Magalhães aviou a Promoção e eu aviei o Paulo LOL.



Agora que já me passou a dor no orgulho, venha a Lousã!!





1 comentário:

Sara disse...

É sempre bom fazer essas atividades, eu espero que nós temos a oportunidade de fazer em algum momento, desde que podemos voltar a comer um kosushi