Visitas

Free Hit Counters

Podes contactar com os camaradas:

Pesquisar neste blogue

sexta-feira, janeiro 27, 2012

Tribike - parte 1

Tribike – Um empeno em três actos

Caros camaradas. Os tempos vão maus e as missões são cada vez menos. Por isso, quando chegou a oportunidade de mais incursão às terras da Louzan, nem pestanejámos...
Segue relatório das actividades

Depois de alguns ameaços no ano passado, a Militia lá conseguiu desta feita reunir uma equipa só sua, para ir fazer companhia aos restantes membros, que sozinhos ou bem acompanhados, iam tentar a sua sorte. A saber, o camarada Paulinho, que fez questão de mostrar as suas lendárias cuecas castanhas ao profissionais da Volta a Portugal. O Zé Salgueiro, rijo como aço, a fazer a prova a solo. O Fonseca, que como só saiu da cama às 6 da manhã de Domingo, já não teve tempo de comprar pedais para as bikes todas. O Daniel, que à noite no Borges afiançava a todos que ia ser uma limpeza. E ainda os nossos amigos Tintin e Pedro Pinto, ambos a solo.
A nossa equipa só ficou definida depois de termos conseguido enganar o nosso maçarico mais recente, o Pedro Garcia. “Anda lá, fazes o XC, aquilo é muito giro...”. O coitado acreditou e lá fomos nós. Ficou por isso o Grilo encarregado de se esfalfar pelo alcatrão acima, o Careca jurou contribuir com os seus melhores “belhetes” pelo Trevim abaixo. Ao Pedro restava juntar os cacos todos cá em baixo.
Tratada da inscrição e da logística, tivemos ainda uma agradável adição de última hora, para dar apoio moral e psicotrópico. O amigo Mike JahGuide veio fazer as vezes do Roscas, com o bónus de ter gostos musicais bem mais selectos!

A viagem começou por servir de teste à carrinha, que dava mostras de precisar de mudar de “ares”. Quer para a admissão do motor, quer para o habitáculo. Da primeira tarefa, encarregou-se a Auto-Estrada. Da segunda, deu conta o Mike, com as suas perfumadas bolotas marroquinas.


O percurso decorreu sem mais novidade, fomos directos de Algés à Pensão Bem-Estar, sem passar pela Casa Perninha. Arrumou-se a tralha, e rumámos ao Borges, já vazio àquela hora. Devorada a grelhada mista da ordem, com leve odor a bolota marroquina, restava recolher aos quartos e sonhar com as descidas do dia seguinte.


O Sábado amanheceu G-L-O-R-I-O-S-O! Céu limpo, um briol capaz de fazer qualquer um voltar para a cama e uma brisa adocicada de bolota marroquina. Despachámos o desayuno (café com leite e pão com manteiga de bolota marroquina) e fomos ao Continente tratar dos abastecimentos.

As primeiras descidas foram para o Terreiro das Bruxas, com a carrinha a dar boa conta de si nas estradas de terra. Começámos pelo Direita-Esquerda, e depois pelo Esquerda-Direita, e todas as variantes possíveis logo a seguir. Apesar da cabeça leve e das narinas inundadas com o cheiro a bolota marroquina, lá demos conta do recado e ninguém se aleijou. O Careca ainda fez o número mágico da FOX 40 que se estraga e arranja sozinha, mas o reconhecimento a esta parte da serra ficou concluído sem mais notícia. (a não ser o LIXO que alguns cretinos, javardos, porcos, filhos de um comboio de putas e de um cabaz de cabrões resolvem espalhar pela serra). (E sim, apanhámos o LIXO para dentro de um saco de plástico...).
Dali rumámos aos pseudo-trilhos Mondraker, mas só realizámos duas descidas. Não se augura nada de bom para aqueles lados. Mais uma temporada sem manutenção/andamento, e adeus trilhos. Aviso à navegação: o trilho do Roscas tem a ponte de madeira partida ao meio, por isso não se estiquem na velocidade ao chegar lá.
Como do Coentral já não havia nada (excepto um aroma intenso a bolota marroquina...) tirou-se o azimute em direcção ao sempre aprazível Gondramaz.


 O piso estava soberbo, e o tempo de luxo. Foi provavelmente uma das melhores manhãs na Louzan. O camarada Pedro já dava por si a dar tratos de polé à sua querida Nomad. Só faltou mandar-se ao roadgap cá de cima. Mais umas inalações de bolota e a coisa vai lá...
Pequena pausa para forrar o estômago, acompanhados pela fauna aviária local, decerto atraída pelas migalhas do pão ou do aroma inconfundível da bolota marroquina. Acertou-se a estratégia para a tarde e afinaram-se as máquinas. Mais uma descida por estas bandas e lá fomos fazer o reconhecimento ao percurso da prova de DH (ou seria de Downhill...?).




O trajecto aproveitava a primeira parte da Avalanche, com uma variação muito engraçada ao primeiro estradão, mesmo boa para aquecer os braços. Nos primeiros geradores voltava-se à direita e era basicamente o trajecto do Extreme Riders e depois a pista dos Padilha, com uma variante no fim para poder acomodar a zona de transição DH/XC. O percurso escolhido estava bem equilibrado entre zonas rápidas/estradões e zonas mais sinuosas/trialeiras, pelo que fomos ainda repetir a dose para escolher qual a bike para o dia da prova. As trialeiras da pista de DH acabaram por ditar a diferença e a bike de DH foi a escolhida.
As actividades físicas do dia estavam encerradas, pelo que os Militianos recolheram à pensão para o duche da ordem, acompanhado de boa música e essência de bolota marroquina. Seguiu-se o típico jantar no Borges, desta vez mais composto, já que se juntaram a nós os amigos do CPFR, capitaneados pelo Daniel. As grandes travessas de esparguete e promessas de uma boa noite de sono deixaram a nossa equipa verdadeiramente assustada. O Clube ia atacar a prova de faca nos dentes... Delineámos logo ali uma estratégia alternativa, assente em 2 pontos:
1º - a ingestão súbita de açúcares, devorando todas as sobremesas disponíveis no restaurante, para que não sobrasse nada para o adversário.
2º - ataque por antecipação aos bares do licor Beirão, de modo a esgotarmos todo o stock de vasodilatadores.
Esta táctica, como veríamos no dia seguinte, resultou em pleno.

Antes de recolhermos, houve tempo para afinar a estratégia do dia seguinte, ao som dos sempre prestáveis Comme Restus. Com os quatros perfumados com o aroma pungente da bolota marroquina, restava ir dormir e sonhar com a glória do dia seguinte...

1 comentário:

Miguel Fonseca disse...

Este Careca são uns relatos top quality ! :)