Visitas

Free Hit Counters

Podes contactar com os camaradas:

Pesquisar neste blogue

terça-feira, setembro 06, 2011

BIKE TRIP DO FONSECA PART 2





Era uma viagem que já tinha planeado há muito tempo mas nunca tinha conseguido concretizar.


Este ano consegui ir. Levei a familia completa ! :) uma semana de 2ª a 6ª a andar em whistler e depois outra semana a conhecer Vancouver e Tofino (que é tipo uma ilha com praia e surf). Foi perfeito.


Começando pelo bike park. O parque é gigante, ao 6º dia a lá andar ainda fiz 80% de trilhos novos e espectaculares ! E no final de Agosto quando fui ainda estavam a abrir trilhos novos o que diz muito sobre como o bike park vai evoluir nos próximos anos. Alguns dos trilhos que estavam a abrir tinham aspecto de ser épicos !


O parque tem dois tipos de trilhos, ou melhor três. Bons trilhos para iniciar, trilhos avançados well groomed e com saltos como o A-Line e outros e trilhos tipo world cup DH cheios de raizes e tecnicamente super exigentes. Outra coisa que também beneficia o park é o espirito da coisa.


Na 4ªa feira em que lá estive quando já era final do dia vi uma fila gigante numa casinha perto do fim. Eram as inscrições para uma prova organizada pela associação de btt de whislter, a mesma que mantém toda a rede de trilhos fora do bike park. A prova de DH contou para ai com uns 200 tipos entre os quais o Kovarik! :) relaxadamente começou às 18h com entrega de prémios depois à noite num bar no final das pistas que se calhar já ouviram, o GLC. Na entrega de prémios sortearam pelos participantes Go Pros, pneus, etc. etc. É o fartote !


Ah by the way o bike park está aberto até às 20h, bastante diferente de França. Como esta prova todas as semanas existem hoje. Na 5ª feira foi dia de prova de XC, na semana seguinte ia ser chainless no A-Line e por ai fora ! Noutro dia apanhei também uma prova no pump track em que todos se podiam inscrever. Estavam lá miudos de 5 a 10 anos e miudas, estrangeiros pros e os locais ! É de facto um ambiente único e bastante diferente do que já conheci aqui na europa onde os trilhos se mantêm iguais entre anos sem grande evolução e a função do bike park e comunidade local no próprio do BTT não vai muito para além de por os meios mecânicos a funcionar....


Noutros dias aproveitar para ir conhecer a "cena" do North Shore onde infelizmente por ser semana não consegui conhecer nimguém a quem me colar para boleia ! :) aproveitei então para ir ter com um amigo meu que vive em Pemberton, colado a Whistler, que conheci na Costa Rica, o Lon. Fui conhecer dois trilhos fora do bike park que tanto nome dão a Whistler. Espectacular. Têm trilhos e grupos que andam regularmente nestes trilhos. Um aspecto engraçado destas voltas é que eles dão tanto valor a fazer uma boa descida como por exemplo fazer uma subida sem por os pés no chão ! épico !


Em relação aos aspectos mais técnicos da coisa:
- Passe é tipo 40-50 CAD por dia
- Comida e dormida pareceu me cara mas há sempre opções mais baratas para grupo, especialmente se for comprado em pacote
- Levei bike e foi facilimo e relativamente barato na British Airways (40euros paguei na ida para lá e nada no sentido oposto). Alugar lá uma bike ao nível de uma Session, V10 ou assim é para ai 130CAD por dia já com impostos... pessoalmente acho que não rende, mas para quem não tiver bike de dh....


Para já é isto ! :)


Abraço, M 

1 comentário:

Anónimo disse...

eu gostei é do MF a galar o befe da gaija aos 4.15