Visitas

Free Hit Counters

Podes contactar com os camaradas:

Pesquisar neste blogue

domingo, novembro 09, 2008

A História de Sintra--- "Os culpados de sempre"

Sr. Engº Fininho.
Para muitos amantes deste desporto, iniciantes ou mesmo os mais antigos ou esquecidos ficarem a conhecer um pouco da magia da serra de Sintra....Isto não é um mito nem é uma lenda mas alguém agarrou na ferramenta e foi por ali a baixo curva após curva e construiu esta variedade de trilhos tal como a própria serra são um encanto para todos, já um grande leque de vedetas internacionais e nacionais exaltaram a forma imaginativa e brilhante das construções quer shores quer drops quer as próprias linhas , existe uma pessoa que todos nós deveríamos agradecer, compreender e porque não seguir.Já tem sido citado aqui também falta de sensatez no que se trata da manutenção dos trilhos, eles não nascem como as acácias a serra é mágica mas não tanto alguém os faz, alguns demoram quase um ano a fazer e depois com o uso de dezenas ou centenas de utilizadores o trabalho de apenas uma mão deles depressa fica diferente , estragado, deteriorado.
Todos da militia ou quase todos tiram dias sem estar com a família ou depois do trabalho de verão de inverno até altas horas, trocam o conforto da casa pelo frio e pela chuva vento frio calor para reparar um trilho ou para inventar outro, e decepcionam-se com a falta por vezes de meios humanos e pela lata de alguns que chegam a cruzar se connosco na estrada dentro da quinta de nosso amigo propriedade particular, que nos foi atribuída licença para nós circularmos lá e andarmos de bike, a nós ....Eu quando vou a casa de alguém peço licença...É pena não pensarmos da mesma forma....
Mas prontos parece que dessas pessoas deveria haver pelo menos vontade de falar connosco e oferecerem ajuda sei lá qualquer coisa mas nada continuam parvos como ás casas...

Eis a revista nº 5 do ano Zero que nos foi religiosamente cedida pelo Camarada Francisco.Pois muito se falou na altura e para os mais novos saberem o que está por detrás disto a vontade de alguns contra a falta de vontade de muitos.




Nos Trilhos do "Fininho"
Trilhos em Sintra com nomes como "Kill em all" ou "Master of Puppets" não são estranhos á maioria dos praticantes de freeride na zona de lisboa. Situados na serra de Sintra, estes e outros trilhos já têm clientes habituais aos sábados e domingos! Para além de outros tipos de praticantes de BTT, que por curiosidade, se vão metendo por eles á descoberta daqueles 5 minutos de adrenalina...Mas alguém sabe como se chama o " engenheiro " por trás disto tudo?



Muitos praticantes de freeride da zona de Lisboa e margem sul já não passam um fim de semana sem ir até aos trilhos, entretanto promovidos a pistas de DH da malveira.A clientela, pode contudo variar muito ao longo de ano, de Porto Mós , de Leiria, de Coimbra, Torres Vedras, do Algarve, do Porto e arredores, até da Madeira, enfim de praticamente todo o país já houve muita gente a passar pelo menos uma tarde naqueles trilhos. Para não falar em alguns dos melhores pilotos nacionais que também já rodaram por ali, mostrando novas linha sem trilhos que para alguns, pareciam não ter mais segredos...E a ficarem completamente rendidos á qualidade de construção do que vão encontrando pela frente.Curvas com releves na medida certa, drops com recepções perfeitas, duplos desenhados na perfeição, com vários níveis de dificuldade, secções de trilhos de puro Downhill, logo adjectivados de trilhos da taça do mundo, singletrcks rápidos, muito rápidos pelo meio das árvores sempre á espreita de alguém mais desprevenido... De qualquer forma, as verdadeiras obras de arte são os shores que vão surgindo em algumas zonas, mais ou menos escondidas. Wallrides em madeira, shores bem acima do solo, ora com drops, ora com saída fácil, há ainda uns skinnys da largura de uma roda, e até baloiços!Portanto, o North Shore do Canadá foi


"Transplantado" para solo nacional, ou mais exactamente para a Serra de Sintra.
Tudo isto não caiu do céu, é obra de alguém que gosta de andar de bike..ou melhor fazer freeride, construir e juntar os amigos para uma tarde bem passada! Mas, como é óbvio, vão-se repetindo, a palavra vai-se espalhando e a comunidade vai crescendo! Estas pistas acabaram por se tornar na pista de treinos da equipa Sintra DH Team, cujos elementos são bem conhecidos das provas nacionais de DH . Conhecido pelos amigos como Fininho, com o tempo foram surgindo algumas alcunhas novas, como Engenheiro ou Arquitecto, título muito bem justificados por todas as razões que já sabemos. Este jovem, com trinta e poucos anos- a idade é irrelevante - passa horas pela serra, que conhece como a palma das mãos, e isso percebe se quando se fala com ele, já que está sempre á descoberta de novos spots para construir mais alguma coisa, ou um novo trilho que possa surgir do nada!
Conheço-o há um par de anos, mais ou menos, e sei que para ele, respirar é como andar de bike, tanto quanto construir mais um shore em madeira. Talvez por saber que as primeiras passagens com a sua "Tropa" serão um momento especial, de gozo, já que normalmente alguém faz asneira e vai ser motivo de brincadeira e riso durante um bom bocado.Mas depois os convites para passar por lá seguem na hora, basta estar atento ao "correio". Contudo, há sempre outros interesses e as ondas também fazem parte dos seus passatempos favoritos, mas se forem passados numa esplanada bem acompanhados por umas ruivinhas boémias a apreciar a paisagem, melhor ainda! E a festa começa quando o "cap" começa a rodar para um dos lados!
Por norma quando o Clube Português de freeride ou a loja Lucky Bikes planeia fazer algo novo,para animar épocas mais paradas do ano, o Fininho está na linha da frente para ajudar a desenhar o "menu"... e geralmente os participantes ficam a lamber os dedos, a sacudir o pó e com um sorriso de orelha a orelha! Para além de quase "exigirem"para repetirem umas quantas secções que acabaram de conhecer...
questões ambientais á parte, por estarem a caminho da resolução entre os vários organismos envolvidos, é bom que não existam muitos curiosos a querer fazer a mesma coisa na Serra de Sintra. Apenas para evitar dissabores a todas as partes envolvidas e para que não hajam mais desilusões! assim evita se que tudo aquilo que existe não seja destruído, como esteve em vias de acontecer se alguém quiser saber alguma coisa, contacte o CPFR ou a loja LucKY bikes , ou a Fininho Construções ldª que entretanto está a surgir ! Se existir alguma dúvida, falem connosco e nós tentaremos ajudar.




Texto Manuel marques mendes
Fotos luís "Tyler klassen" viegas

E é assim rapaziada e eu conheci o Fininho, por essa altura ,e já lá vão mais de tres anos que ando sempre com ele, a cavar arranjar construir de manhã de noite etc, estou bastante contente por ter amigos assim, o Fininho construções ldº sempre se formou e deu lugar a rebeldia da Sintra Freeride Militia dos quais quase 40 membros pagantes de quota para ajuda dos trilhos temos hoje uma equipa de grandes amigos uns são ainda miudos podiam ser nossos filhos outros tem quase ou mais idade que nós e seguem nos na reconstrução de trilhos estragados e têm sido a pouco e pouco de nº crescente assim como a amizade.
Foi feita uma aliança também com o CPFR que tem feito um magnifico trabalho na Malveira que é de louvar sendo alguns elementos tanto sócios do clube como membros da militia .
Parabéns Armando e Broeiro comp.ª ldª e a todo o pessoal que faz as manutenções na Malveira.
Um especial para o túnel e a mesa que está 5 estrelas.

7 comentários:

Anónimo disse...

Hummm...não há comentários por ser domingo?

Aqui fica o meu:

Mesmo que os Dr's não me voltem a deixar fazer umas descidas de DH, vou prescindir de umas manhãs de pesca e dominó ao domingo para ir ajudar os meus amigos da Militia a cortar umas acácias!

Abraço a todos, Vitor Grilo

Anónimo disse...

boa grilo ve la se no domingo queres vir com o careca para ele estrar a bina...

Anónimo disse...

Hum ... a commençal do careca vai ser estreada pelo ...raaaaamiiiirrriiiiinnnnhhhooooo!!!!!!

Anónimo disse...

É por estas coisas e não só que respeito, admiro e ajudo este pessoal , principalmente o fininho, que muito trabalho têm tido na serra. Se toda a gente soube se do trabalhao que este pessoal tem tido de certeza que mudavam de atitude. Era bom que toda a gente fosse assim. Andar toda a gente gosta agora cavar só alguns.
O pessoal nao sabe o gozo que dá fazer os trilhos ou arranja-los, um bocado ao nosso proprio gosto, sempre na rizada e depois juntar essa malta num fim de semana e ir curtir nos trilhos

Abraço, Magalhães

Anónimo disse...

Boa gamalhães bom comentário anda aí muita malta que devia era ir jogar futebol isso sim é que é um desporto bacano para gente que é estúpida como ás casas...

Anónimo disse...

cá guardo um exemplar des OnBike, para ver so o Eng lá põe um autógrafo. Comentários não faço, está tudo dito.
e quanto a verdosca, acho q é mesmo este fds que ela vai ser estreada. façam figas e até domingo
careca

Anónimo disse...

Se essa estreia se concretizar antes do ramiro ir para a tropa, até deve ter direito a fogo de artificio mesmo que seja de manhã.