Depois de algum suspense sobre a localização e data da ultima prova, confirmou-se que seria em Gondramaz nos dias 29/30 de Junho.
Pessoalmente fiquei bastante satisfeito, pois há vários anos que gosto de pedalar naquela Serra e fica apenas a 200km de casa :).
O Toni Carmo e a Bikeaventura com pouco tempo e muito empenho, reabriram as três conhecidas pistas de Gondramaz que iniciam na Eólica e terminam numa das aldeias mais bonitas e típicas do centro do País e um antigo trilho que desce até outra aldeia, o Galhardo.
As PEC 2/3/4 que iniciam no alto da Serra são rápidas e fluídas no inicio, sem dificuldades, e na parte final mais técnicas e divertidas devido ao serpentear pelas árvores e o terreno mais inclinado. A PEC1 era o inverso das outras, mais técnica ao inicio, com algumas dificuldades e no final bastante rápida e com muitas pedras que poderiam provocar algum furo ou queda.
As ligações, devido ás elevadas temperaturas, foram todas bastante duras. Houve um primeiro aquecimento de 5 minutos que passava pelo centro da Aldeia de Xisto, mas não chegou para quebrar o nervosismo inicial antes da PEC1, mas depois é que foram elas...cerca de 6km para subir uns 600mt até ao alto da Serra, com cerca de 0,5km de pedestre com bike às costas, o resto do percurso era ciclavel...na avózinha.
A 2ª ligação tinha 12km, dividida em 4 partes distintas, a 1 parte com 5km a serpentear pelo vale e a subir, a 2 parte a empurrar, a 3ª parte plana de 4km, espectacular que fazia esquecer o calor e cansaço, e para terminar uns 3km de estradão ao sol com uns 36º às 13h00...DURO.
A 3ª ligação era o estradão que a malta costuma fazer de carrinha para o alto da Serra, cerca de 6km, sempre na avózinha...felizmente também tinhamos 1,5h para chegar à Eolica, o que dava tempo para umas pontuais paragens para tirar umas fotos, e refrescar na fonte, e no final podia-mos descansar cerca de meia hora :) algo exagerado mas com certeza muito apreciado por todos!
Na minha opinião, a organização apenas podia ter feito uma PEC2 a iniciar mais abaixo, para não castigar tanto a malta. A primeira subida foi Durissima!
Para esta ultima prova do troféu, e já que estava em posição de vencer a minha Categoria, resolvi convidar alguns amigos para na semana anterior darmos a volta ao percurso, apesar de algumas peripécias fizemos todas as PEC´s e quase todas as ligações...falhou a última :).
No dia 29 de manhã combinamos na Quinta do Viso para carregar as bikes na pick-up do Luis Grosso e lá fomos para Gondramaz fazer umas descidas de treinos. A manhã até podia ter sido excelente, não fosse uma queda do Luis Gonçalves que provavelmente partiu um dedo (rápidas melhoras), e uma distracção a carregar as bikes que resultou nisto:
Depois do treino, foi o descanso e a afinação final nas máquinas:
Estivemos quase para ir jantar ao Borges na Lousã, mas por recomendação, fomos testar um "Naco na Pedra para 2", e ficámos muito bem servidos, não há imagens pois não tivemos tempo para largar os talheres...
No Domingo, ás 7h30 já estávamos a atestar o bandulho com tudo o tinhamos à disposição...e cabia na barriguinha :), ás 8h30 já estávamos à procura de estacionamento em Gondramaz e dos autoculantes com os tempos. E às 9H20 já estava a arrancar para o trilho.
Desta vez o Paulo Simão arrancava atrás de mim, assim na 1ª PEC tentei ir rápido e controlar a diferença de tempo no final da especial, nunca se sabe os treinos secretos que ele fez nem que milagres faz uma nova Transition em carbono...mas afinal estava mais ou menos na mesma...cerca de 1 min a mais...seguimos juntos para a ligação, mas nos primeiros 500mt já não o via, e tb não tinha tempo para esperar, siga. Depois de 1h20 de subida e 1,5lt de isostar, lá cheguei ao topo da serra, a parte mais dificil da prova já estava cumprida. Estava no gate para iniciar a PEC e ainda não havia sinal do Paulo, acabando por me cruzar com ele um pouco mais abaixo. Assim para evitar alguma queda ou avaria, abrandei um pouco ritmo.(só um pouco...se fosse muito parava LOOL).
Correu bem a PEC 2 mas confesso que não me diverti muito pela falta de pressão para tirar um bom tempo, chegado a Gondramaz novamente, tinha preparado uma geleira com isostar fresquinho e água frequinha para atestar novamente o camel-back, e que bem que sabia, já fazia tanto calor...
Nesta ligação consegui acompanhar o Mestre Camané, e lá fomos a pedalar...a empurrar e a conversar sobre friu esquisito que fazia naquela altura, a parte do meio da ligação era espetacular com uma vista fenomenal sobre o vale, Gondramaz e Miranda do Corvo, os ùltimos 3 km eram novamente na avózinha pelo estradão até ao gate da éolica, novamente consegui chegar com uns 10 minutos para recuperar o folego.
Para garantir que esta prova termina-se da melhor maneira, voltei a descer num ritmo muito controlado, especialmente nas zonas mais técnicas no final, perdendo assim cerca de 1 minuto, mas garantindo um final feliz.
Mais uma vez em Gondramaz, voltei a atestar o camel-back com isostar e água fresca e comi algumas frutas, mas a fadiga já começava a dar sintomas, e logo no inicio da ultima subida começaram a puxar as câimbras. Como esta ligação tinha um tempo generoso 1h30, fui fazendo umas paragens nas poucas sombras que havia e onde valia a pena tirar uma foto ou outra, conversando com quem ia aparecendo ou ia passando, e agora aqui sentado a escrever, já nem me lembro bem o que custou. LOL. A meio havia uma fonte com àgua fresca, mesmo boa!, molhei-me todo, mas ao fim de 3 minutos já estava seco...cozido...asado...etc.
Pela terceira vez estava no alto daquela serra! Mas desta vez com muito tempo para descansar e recuperar energia. Por esta altura já julgava que estava com alucinações, o Paulo Simão estava no gate para arrancar!!...para a 3ª PEC. Apesar dos conselhos dos fiscais para ficar lá em baixo, ele estava determinado a dar mais uma volta. Grande Maluco!!
Se por esta altura os jovens de vinte e poucos estavam estoirados, imaginem os "belhos" LOL, para não bastar, houve um parente gafanhoto que julgou que o meu 2º capacete era autocarro para o alto da serra, malandro.
Para a última PEC, já mais fresco e com o Paulo a 1h30, resolvi divertir-me para a despedida, e assim foi, só não pedalei mais pq as pernas já não deixavam, mas curti imenso até lá abaixo, uma das minhas PEC's perferidas :)
Missão cumprida! Não cai, não penalizei, não furei, e lá trouxe os canecos para casa, ou melhor, uma caixinha e um acrílico :)
Por este ano está feito, vamos ver se para o próximo ano o pessoal anima e inscreve-se em massa nos Enduros.
Fica também o agradecimento à Lina, Afonso e Liftech.
FIM